Custo por mil - Cost per mille

Custo por mil ( CPM ), também chamado de custo por mil ( CPT ) (em latim, francês e italiano, mil significa mil ), é uma medida comumente usada em publicidade . É o custo que um anunciante paga por mil visualizações ou impressões de um anúncio. Rádio , televisão , jornal , revista , publicidade fora de casa e publicidade online podem ser adquiridos com base na exposição do anúncio a mil espectadores ou ouvintes. É usado em marketing como uma métrica de benchmarking para calcular o custo relativo de uma campanha publicitária ou de uma mensagem publicitária em um determinado meio .

A métrica "custo por mil impressões de publicidade" (CPM) é calculada dividindo-se o custo de um canal de publicidade pelo número de impressões (expresso em milhares) que ele gera. O CPM é útil para comparar a eficiência relativa de várias oportunidades de publicidade ou mídia e para avaliar os custos gerais das campanhas de publicidade.

Para mídia sem visualizações contáveis, o CPM reflete o custo por 1.000 visualizações estimadas do anúncio. Essa forma tradicional de medir o custo de publicidade também pode ser usada em conjunto com modelos baseados em desempenho, como porcentagem de venda ou custo por aquisição (CPA).

Objetivo

O objetivo da métrica de CPM é comparar os custos das campanhas publicitárias dentro e entre diferentes mídias. Uma campanha de publicidade típica pode tentar alcançar consumidores em potencial em vários locais e por meio de vários meios de comunicação. A métrica de custo por mil impressões (CPM) permite que os profissionais de marketing façam comparações de custos entre essas mídias, tanto no estágio de planejamento quanto durante as revisões de campanhas anteriores.

Os profissionais de marketing calculam o CPM dividindo os custos da campanha publicitária pelo número de impressões (ou oportunidades de ver) que são entregues por cada parte da campanha. Assim, CPM é o custo de uma campanha de mídia, relativo ao seu sucesso na geração de impressões para ver. Como as contagens de impressão geralmente são consideráveis, os profissionais de marketing costumam trabalhar com as impressões de CPM. Dividir por 1.000 é um padrão do setor.

Da mesma forma, a receita pode ser expressa em termos de receita por mil (RPM).

No marketing por e-mail, CPM (custo por mil) se refere ao custo de envio de mil mensagens de e-mail. Também conhecido como CPT (custo por mil), esse método de precificação é usado por provedores de serviços de e-mail (ESPs) para cobrir o custo do servidor de e-mail, largura de banda, hospedagem de imagens, serviços de entrega e gerenciamento de devolução.

Construção

Para calcular o CPM, os profissionais de marketing primeiro declaram os resultados de uma campanha de mídia (impressões brutas). Em segundo lugar, eles dividem esse resultado no custo de mídia relevante:

Custo de publicidade ($) / impressões geradas

Por exemplo:

  1. O custo total para veicular o anúncio é de $ 15.000.
  2. A quantidade total de impressões geradas é 2.400.000.
  3. ($ 15.000 / 2.400.000) = $ 0,00625
  4. O CPM é calculado como: $ 0,00625 x 1000 (ou seja, por mil impressões) = $ 6,25

Nota: Observe como o CPM é $ 6,25 e não $ 0,00625, isso ocorre porque estamos considerando o custo por mil.

  • Na publicidade online, se um site vende banners por um CPM de $ 20, isso significa que custa $ 20 para mostrar o banner em 1000 visualizações de página.
  • Enquanto o Super Bowl tem o maior custo de anúncios por local no Estados Unidos , ele também tem a maioria de televisão espectadores por ano. Consequentemente, seu CPM pode ser comparável a um spot menos caro exibido durante a programação padrão.

Métricas e conceitos relacionados

Custo efetivo por mil.

A Search Engine Marketing Professionals Organization (SEMPO) define o eCPM como:

Um leilão híbrido de custo por clique (CPC) calculado multiplicando o CPC pela taxa de cliques (CTR) e multiplicando por mil. (Representado por: (CPC x CTR) x 1000 = eCPM.) Este modelo de monetização é usado pelo Google para classificar anúncios CPM segmentados por site (na rede de conteúdo do Google) em relação aos anúncios CPC segmentados por palavra-chave (Google AdWords PPC) em seu híbrido leilão.

Em marketing na Internet, o custo efetivo por milhar é usado para medir a eficácia do estoque de um editor que está sendo vendido (pelo editor) por meio de CPA , CPC ou custo por tempo. Em outras palavras, o eCPM informa ao editor o que ele teria recebido se vendesse o estoque de publicidade com base no CPM (em vez de CPA, CPC ou custo por tempo). Essas informações podem ser usadas para comparar a receita em canais que podem ter uma grande variação de tráfego - calculando os ganhos por mil impressões.

Exemplo

  • Existem dois banners: "Super Apps" e "Fantastic Apps".
  • Os editores ganham $ 1 por clique.
  • Ambos os banners foram publicados durante uma semana.
  • O "Super Apps" foi visto por 2.000 visitantes, dos quais 10 clicaram nele.
  • "Fantastic Apps" foi visto por 2.000 visitantes, dos quais 50 clicaram nele.

Isto mostra que:

  1. "Super Apps" tem um eCPM de $ 5 (= ($ 1 * 10/2000) * 1000)
  2. "Aplicativos fantásticos" tem um eCPM de $ 25 (= ($ 1 * 50/2000) * 1000)

Custo por ponto (CPP) ou custo por ponto de classificação (CPR ou CPRP)

CPP é o custo de uma campanha publicitária, em relação aos pontos de avaliação entregues. De maneira semelhante ao CPM, o custo por ponto mede o custo por ponto de classificação para uma campanha publicitária, dividindo o custo da publicidade pelos pontos de classificação entregues.

A American Marketing Association define o custo por ponto de avaliação (CPR ou CPRP) como:

Um método de comparação da eficácia de custo de dois ou mais veículos de mídia alternativos no rádio ou na televisão. O CPRP é calculado dividindo o custo da unidade de tempo ou comercial pela classificação do veículo de mídia durante aquele período.

Veja também

Referências

links externos